Como Viver de maneira Vitoriosa a Vida Crista ? Texto Básico: Colossenses 3.1-16

Ticker

10/recent/ticker-posts

Como Viver de maneira Vitoriosa a Vida Crista ? Texto Básico: Colossenses 3.1-16


Porque será que ao longo da nossa vida Crista, às vezes temos altos e baixos?
Porque será que Muitos Cristãos não conseguem manter um nível equilibrado na vida Cristã?
Porque será que algumas pessoas hora vivem em gloria, em uma espiritualidade elevada e momentos depois se sentem completamente derrotados?
Porque será que pessoas vivem em santificação por um período e depois no outro período uma vida completamente e fria e carnal?
Eu quero então mostrar aqui a luz desta passagem alguns segredos pra que eu e você tenhamos uma vida Cristã Vitoriosa.
Eu encontro aqui nesta passagem alguns indícios, algumas colocações, alguns sinais que vão me indicar, que vão me direcionar como eu posso ter uma vida Crista equilibrada, uma vida Crista estável, uma vida Crista duradoura, uma Vida Cristã Vitoriosa.
Na Abertura da passagem do capitulo 3 de colossenses diz o seguinte: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
A Palavra ressurreição indica aquele que saiu da morte para a vida, Ressurgir, sair de um estado decadente para um estado vitorioso. Se há ressurreição é porque alguma coisa morreu, e o que é que morreu? 
O que é que tem que morrer?
Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, o Apostolo Paulo aqui esta indicando uma esfera superior ao mundo terreno, uma estância superior, as coisas que são de cima, as coisas que estão acima das coisas terrenas e as coisas de Deus e do mundo espiritual precisam ser buscada, isto é ato concreto, atitudes reais tem que partir de cada crente a busca pelas coisas celestiais.
Todos aqueles que seguem a Cristo. Todos aqueles que abraçaram a Fé, Todos aqueles que foram impactados e alcançados pelo poder transformador do evangelho são conclamados a buscar acima de tudo o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.
Tem Pessoas que pensam que um anjo vai descer dos céus e trazer todas as bênçãos de mãos beijadas pra ele.
O que Existem pessoas vivendo uma vida Cristã medíocre, uma vida crista superficial, ninguém quer lutar, ninguém quer agir, ninguém quer buscar as coisas que são de cima, as coisas celestiais e porque será que não querem buscar?
Porque indica atitude concreta, ação concreta, as coisas do mundo espiritual tem que ser buscada,
E o que deve ser buscado?
O poder de Deus.
A unção do Espírito Santo.
Autoridade Espiritual para derrotar a natureza Humana, os nossos desejos carnais.
Autoridade para expulsar demônios, por a mão em enfermos e eles serem curados, buscar autoridade espiritual para derrotar o mundo, o pecado e o Diabo.
E como é que se Busca?
Se buscar através da oração.
Se busca através do Jejum, se busca através da Palavra, se busca fazendo o serviço da Igreja, se envolvendo nas atividades da Igreja.
Se buscar se envolvendo no evangelismo da igreja, ganhando almas pra Jesus.
Fazendo assim queridos estamos demonstrando por meios de atitudes concretas e reais que estamos buscando as coisas de Deus, Fazendo assim estamos demonstrando que nos estamos querendo o mundo de Deus para as nossas Vidas.
Quem deseja algo tem que se movimentar. Tem que buscar, sair do estado de inércia, temos que buscar e Pensar nas coisas que são de cima onde Cristo esta assentado a direita de Deus, se quisermos ter uma Vida Vitoriosa
A Bíblia diz e é o próprio Jesus que declara em escrito em Mateus 7.7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate abrir-se-lhe-á.
Jeremias 29:13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
A Igreja de Cristo na terra, tem um povo que insiste, um povo que corre atrás, que se movimenta, que tem desejado ao longo de décadas um verdadeiro despertamento e avivamento espiritual e tem trabalhado cada vez mais para isso aconteça.
A Igreja não é um clube social, não é uma casa de shows, não é uma casa de espetáculos onde as pessoas se apresentam e recebem aplausos, não é cinema e nem Teatro.
A Igreja é um corpo constituído de componentes vivos que reverenciam e honra a Majestade do Nosso Deus. A nossa igreja é uma igreja que tem compromisso com Deus e com a sua palavra.
Sinto muito em dizer isso, Mas infelizmente existem alguns poucos crentes na igreja que estão fazendo de tudo para atrofiar o trabalho da Igreja, existem alguns poucos crentes na igreja que são verdadeiros lustradores de bancos do que participantes da Igreja do Deus vivo, não querem fazer nada, não querem trabalhar, não querem ganhar almas, não Corre a atrás, são acomodados ,inerte, estão paralisados, parecem que já sabem tudo da vida crista, não precisam buscar as mais as cosias do mundo espiritual ,são críticos da primeira hora, estão sempre prontos apontar o dedo em tudo que esta acontecendo na igreja, mas nunca estão prontos para servir e nem tão pouco para se colocar a disposição para o serviço do reino de Deus.
Como Viver de maneira Vitoriosa a Vida Crista?
O Texto diz buscai e pensai imperativo presente: significa busco hoje, busco agora e busco sempre. Pensai nas coisas que são de cima: penso hoje, penso agora e penso sempre. O Cristão tem que Buscar e pensar, nas coisas de Deus enquanto eu viver.
Em seguida O apostolo Paulo diz o seguinte:
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3
O que é que deve morrer na minha e na sua vida para que tenhamos uma vida crista vitoriosa
Vamos para o versículo 5 de Colossenses
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra:
O que significa Mortificar?
Fazer morrer, exterminar, banir!
O que é que eu tenho que fazer morrer para ter uma vida crista vitoriosa?
O que é que eu tenho que exterminar?
As minhas inclinações carnais, tudo aquilo que atrai com veemência e força a minha natureza humana eu tenho que fazer morrer e aqui o apostolo Paulo cita algumas coisas dessa natureza humana que tem que morrer.
O que é que eu devo fazer morrer?
1º Prostituição
Aqui no texto prostituição são todos os pecados ligados à área sexual.
Prostituição na Bíblia são todas as formas de imoralidade sexual, o adultério aquele que é casado e é infiel, aquele que não é casado e mantêm relacionamentos sexuais com a namorada, o sexo antes do casamento, o homossexualismo, pornografias, filmes pornô.
A prostituição tem que morrer na minha e sua vida se quisermos ter uma vida Crista vitoriosa.
O que mais que tem que morrer?
A IMPUREZA, impureza moral, impureza física e impureza espiritual. Vícios que contaminam o corpo e alma, os maus pensamentos e desejos do coração que contaminam a alma, as drogas, o álcool e pecados sexuais que contaminam o corpo. Todo tipo de impureza que você imaginar tem que morrer
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
1 Coríntios 6:19
O que mais que tem que morrer?
O APETITE DESORDENADO:
É o ato de comer em demasia, em excesso, ultrapassando o limite da saciedade. Glutonaria, glutão, as diversões, festas com comida e bebidas de modo extravagante e desenfreada envolvendo drogas e sexo e coisas semelhantes. Tem que morrer!
O que mais que tem que morrer?
A Vil concupiscência, o que significa a vil concupiscência?
Desejo desenfreado, desejos pervertidos, paixões loucas ambição, soberba da vida.
O que mais que tem que morrer?
Avareza sabe o que significa a avareza?
Avareza significa apego demasiado e sórdido ao dinheiro. É o desejo ardente de acumular riqueza.
Avareza é a falta de generosidade é a mesquinhez, e miserabilidade.
Aqui no Brasil, diversos adjetivos, são usados para caracterizar e identificar um indivíduo avarento:
Casquinha, esganado, fominha, forra-gaita, fuinha, gaveteiro, mão fechada, mesquinho, migalheiro, miserável, muquirana, pão-duro, sórdido, sovina, tranca, unha de fome, vilão etc.
O que é que acontece na minha e na sua vida se não fizer morrer todas essas coisa?
Colossenses 3:6-7
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Versículo 6,7 na tradução da linguagem de hoje diz o seguinte:
6 - Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. Você obedece a Deus?
7 - Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles
O que é que acontece na minha e na sua vida se não fizer morrer todas essas coisa?
Vêm a ira de Deus, juízos de Deus, condenação, inferno é a consequência para todos aqueles que vivem na pratica da prostituição, na imoralidade sexual, na impureza moral, física e espiritual, no apetite desordenado, para todos aquele que vivem na pratica das paixões loucas, na ambição, e na avareza do dinheiro o destino é o inferno.
Paulo esta falando para a Igreja, Paulo aqui estava falando para crentes.
Paulo agora meus querido irmãos e amigos vai dizer no capitulo 8 para a igreja da cidade de colossos
8 - Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
Despojar significa despir, tirar a roupa velha porque já ressuscitamos com Cristo.
Mas agora, despojai-vos também de tudo.
De tudo o que?
Da ira! o que significa a Ira?
Ira é a impaciência com o próximo Sentimento agonizante da qual o indivíduo passa a ser dominado pela raiva, pelo ódio. A ira tem que ser jogada fora isso é roupa velha.
O que mais que tem que se jogar fora?
A cólera, a cólera é uma explosão de ira.
A malícia, malicia aqui é maldade, todo o tipo de maldade contra o próximo, pessoas que aramam, maquinam o mal para puxar o tapete do seu semelhante, não torcem pelo sucesso do outro, não torcem pela felicidade do outro, não deseja que outro seja feliz! Estão sempre dispostas a puxar o tapete do outro!
Se já ressuscitaste com Cristo tem que jogar fora, despojar, despir.
2 Coríntios 5:17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
O que mais que tem que se jogar fora?
A maledicência significa palavras obscenas e palavras profanas Falar mal de alguém, dizer calúnias, caluniar algo ou alguém.
A Maledicência pode ser palavras contras os homens, contra as pessoas e também maledicência contra Deus o que tem de pessoas brincando com as coisas espirituais.
O que mais que tem que se jogar fora?
Palavras torpes da vossa boca, palavras repugnante; vulgar; Imundas, nojentas, palavrões.
O que mais que tem que se jogar fora?
A Mentira.
Não mintais uns aos outros, porque quem mente se parece com o diabo.
João 8:44
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Pessoas que vivem num mundo de mentiras tem que jogar fora se quiserem Viver de maneira Vitoriosa a Vida Crista.
Como Viver de maneira Vitoriosa a Vida Crista?
Colossenses 3:12-17
Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Luciano Gomes
Bacharel em Teologia

Postar um comentário

0 Comentários