Quem é o Hamas?

Ticker

10/recent/ticker-posts

Quem é o Hamas?

O Hamas é uma organização política e militar que atua na Faixa de Gaza, uma região historicamente marcada pelo conflito entre os países da região. As ações do grupo e a forma como ele atua, só podem ser classificadas como terroristas.

hamas
O grupo Hamas interfere nos direitos do próprio povo palestino | Foto: Pexels

Origens do Hamas

O Hamas, cujo nome é uma sigla para “Movimento de Resistência Islâmica,” surgiu no início da década de 1980 em resposta à ocupação israelense da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Inicialmente, o grupo tinha o objetivo de resistir à presença israelense na região, buscando a libertação da Palestina. 


O Hamas foi formado como uma alternativa ao Fatah, o partido liderado por Yasser Arafat, em uma disputa interna pelo poder na Faixa de Gaza.

Atos terroristas

O Hamas é frequentemente acusado de realizar atos que podem ser classificados como terroristas. Essas ações incluem lançamento de foguetes contra Israel, ataques suicidas e sequestros. 

Essas atividades têm causado mortes e ferimentos tanto entre israelenses quanto palestinos. Esses atos são fonte de condenação internacional.

O grupo tem como objetivo principal destruir Israel e acabar com sua existência, como já declararam anteriormente. Suas atitudes têm mostrado que estão dispostos a fazer qualquer coisa por esse desejo doentio. 

Opressão do próprio povo

Além dos confrontos com Israel, o Hamas enfrenta críticas por sua governança na Faixa de Gaza. Após assumir o controle da região, o grupo impôs uma forma rígida de governo baseada em interpretações estritas da lei islâmica, o que gerou preocupações sobre a liberdade individual e os direitos humanos. 

 

Muitos palestinos relatam restrições em suas vidas cotidianas, incluindo limitações à liberdade de expressão e de movimento.

Tensões religiosas

Outro aspecto pouco conhecido é a relação do Hamas com a comunidade cristã palestina. Embora a maioria dos palestinos seja muçulmana, existe uma significativa minoria cristã na região. O Hamas, em sua busca por um estado islâmico, criou tensões religiosas com os cristãos.

 

Embora o grupo não tenha expressado explicitamente o desejo de “varrer do mapa” o cristianismo, suas políticas e ações criaram um ambiente de desconfiança e discriminação religiosa.

Influência política

Além de suas atividades militares, o Hamas também possui uma ala política. O grupo participou das eleições legislativas palestinas em 2006 e venceu, assumindo o controle do Parlamento Palestino. No entanto, isso levou a uma divisão política entre o Hamas e o Fatah, que controla a Cisjordânia. 

 

Essa divisão tem complicado os esforços para alcançar a unidade palestina e dificultou as negociações com Israel.

Sofrimento do povo

É importante destacar que, assim como em qualquer conflito, os principais afetados são os civis. O povo palestino na Faixa de Gaza sofre com a violência, restrições à liberdade e a falta de recursos básicos, como água e eletricidade. A comunidade internacional tem se esforçado para fornecer ajuda humanitária à região, mas as condições permanecem desafiadoras.


O conflito entre Israel e o Hamas é profundamente arraigado em décadas de hostilidades e desconfiança.

O grupo é responsável pela situação de guerra atual. Seu ódio contra o povo judeu está provocando cada dia mais e mais mortes. É importante lembrar que a guerra é entre Israel e o Hamas, e não contra a Palestina, que acaba sofrendo as consequências do ataque. 


Para entender mais sobre o conflito, acesse o vídeo abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários