Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir em João 10:10?

Ticker

10/recent/ticker-posts

Quem é o ladrão que vem para roubar, matar e destruir em João 10:10?

Leia atentamente o texto de João 10.1-16


10 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. 13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.


Já vi muitos pregadores citarem este versículo de maneira equivocada, trocando a palavra 'ladrão' por 'diabo'. Segundo o contexto do capítulo 10 do evangelho de João, Jesus não esta se referindo ao diabo como o ladrão da parábola. Jesus esta se referindo aos fariseus (líderes religiosos de Israel) devido à cura de um cego Em João 9:40-41. Os fariseus questionaram Jesus e Jesus responde sobre a cegueira espiritual deles. E durante essa conversa Jesus fala sobre o ladrão registrada no capítulo 10 de João. Jesus passa a discursar para os fariseus usando figuras conhecidas, como: (aprisco, ladrão, pastor, porteiro, ovelhas, mercenário, lobo).

Quando Jesus disse essas palavras, ELE estava abordando uma questão que já era um problema naquela época: a ganância dos líderes religiosos e o desamparo das suas ovelhas. A parábola se referia diretamente à condição em que se encontravam os judeus: com líderes mercenários – muitos deles saqueadores, ou seja, ladrões   - e ovelhas vulneráveis a qualquer tipo de ataque.

Atualmente, nos dias de hoje não é muito diferente. Conheço pastores e líderes espirituais sérios, comprometidos com obra missionária, realizando e desenvolvendo projetos sociais importantíssimos, implantando núcleos de evangelismos e frentes missionarias, atendendo a demanda espiritual e social do povo de Deus. Muitos desses pastores estão tratando, cuidando dos ferimentos e carrapichos do rebanho que Deus lhes confiou, engajados na busca pelas almas perdidas, intercedendo a Deus pelos nossos Jovens, crianças e adolescentes que estão sendo vitimados pelas drogas, mergulhados na prostituição e no mundo do crime, em contrapartida, infelizmente temos que conviver com muitos falsos "pastores" que vivem no conforto do seu lar, em seus gabinetes com ar condicionado, enquanto a ovelha ferida tem que marcar hora para ser atendida por esses mercenários, usurpadores e charlatões, muitos desses falsos profetas, andam em seus carrões importados, ganham altos salários, se deslumbram com seus ministérios e MEGA-templos e deixam as suas ovelhas de lado e prioriza convites para ministrar em cruzadas evangelísticas e congressos para se autopromover, postando fotos em redes sociais em busca de likes e fama, enquanto as ovelhas do SENHOR estão morrendo e clamando por assistência social e espiritual.


Você conhece algum "pastor" assim?


Pastor: Luciano Gomes
Bacharel em Teologia


Postar um comentário

0 Comentários